Rinite, a mais comum das alergias.

É a doença alérgica mais comum. Caracterizada por reação do sistema imunológico as diversas partículas inaladas do nosso meio.

Os principais sintomas são nasais  como obstrução, coceira, coriza e espirros.  Varias substâncias  presentes no meio ambiente causam alergias sendo  que  as mais frequentes são poeira, pêlos de animais, ácaros e até alguns alimentos.  Pessoas com histórico de asma, dermatite e conjuntivite alérgica possuem maior risco para rinite alérgica.

O diagnóstico é feito através da história clinica, porém  alguns exames contribuem para melhor conhecimento das causas como os testes alérgicos  (Prick teste) e exames de sangue como IgE específicas que medem os níveis de substância específicas relacionadas a alergias.

O tratamento deve começar pela prevenção de crises como a higiene ambiental na qual pequenas mudanças em casa contribuem muito, como a retirada de tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, mantendo sempre os ambientes bem arejados e com iluminação solar.

O tratamento medicamentoso é feito com base nos anti-histamínicos (antialérgicos) e corticóides nasais. A imunoterapia específica mais conhecida como vacinas antialérgicas são indicadas em casos em que não há remissão da doença somente com medicação ou naqueles casos  com uso frequente de antialérgico sem melhora dos sintomas, o objetivo desse tratamento é fazer com que o organismo se torne menos reativo à substancias que normalmente causam alergia, podendo ser realizada de forma de injeções subcutâneas ou ingestão sublingual da medicação. A expectativa com o tratamento com as vacinas  é que se consiga reduzir o uso constante de antialérgicos e proporcionar uma melhor qualidade de vida.