O que é imunoterapia?

Também conhecida como vacinas para alergia é um tratamento já utilizado há mais de 50 anos com objetivo de diminuir a sensibilidade das pessoas alérgicas a alguns tipos de substâncias.
O tratamento tem duração de 1 a 3 anos que induz uma resposta imune ao organismo o tornando mais resistente aos alérgenos.
A imunoterapia procura reduzir o grau de sensibilização (nível de anticorpos IgE e da reação nos tecidos) impedindo reações alérgicas imediatas graves - como a anafilaxia - e, também, interferir na inflamação característica das condições alérgicas de longa evolução observadas na rinite alérgica e na asma brônquica.

Quais as formas de imunoterapia?
Sublingual e Subcutanea
O método mais utilizado de aplicação de imunoterapia é através de injeções subcutâneas. Estudos recentes com vacinas orais têm demonstrado efeito similar às preparações injetáveis. É necessário alertar que as vacinas com alérgenos não são disponíveis em farmácias. A pessoa alérgica somente tem acesso a esta forma de tratamento através de indicação e orientação médica detalhada.

Indicações
A imunoterapia específica está indicada no tratamento da rinoconjuntivite alérgica, asma alérgica, reações ao veneno de insetos, e em outras doenças de hipersensibilidade mediadas por IgE.

Existem contra-indicações à Imunoterapia?
Pacientes com asma não controlada ou em crise de asma não devem receber aplicação de imunoterapia.
A imunoterapia é contra-indicada em pacientes com doença coronariana, em pessoas que usem determinado grupo de anti-hipertensivo (betabloqueadores) ou que sofram de outras doenças do sistema imunológico, tais como imunodeficiências e doenças autoimunes.