Alergia na pele e principais causas

Alergia na pele é uma das queixas mais frequentes no consultório do médico alergista, as principais reações são: Urticária, Angioedema, Dermatite de Contato, Dermatite Atópica e Picada de Insetos.

Urticária é uma lesão avermelhada que surge em placas e relevo, não são fixas e provocam intensa coceira, podendo ser desencadeada por diversos mecanismos  como reação a medicamentos, picada de insetos, alimentos, corantes e conservantes, infecções entre outros. Muitas vezes é difícil estabelecer a causa, necessitando de uma boa história clínica.

O angioedema possui a mesma origem da urticária, no entanto está associado à forma mais grave de reações, pois acomete as camadas mais profundas da pele e mucosas levando a inchaço nos lábios, língua, olhos e vias respiratórias. Pode vir associado à reação grave que pode levar ao choque anafilático.

Qualquer pessoa com quadro de urticária associado ao angioedema deve procurar um atendimento médico de urgência.

Dermatite de contato é uma alteração da pele que promove vermelhidão, vesículas, coceiras e descamação, geralmente relacionados com contato direto por diversas substâncias como bijuterias, produtos químicos, cosméticos, produtos de limpeza, tinturas e outros. As mãos são geralmente mais afetadas pelo contato com esses diversos tipos de agentes.

Dermatite atópica é muito comum nas crianças, surge normalmente em regiões de dobras como pescoço, parte de trás dos joelhos, dobras dos braços. Uma das características mais importantes é o aspecto da pele sempre ressecada, além da coceira intensa nas regiões mais afetadas. Como é uma doença crônica com fases de melhora e piora a pele se transforma num aspecto escamoso, espessa com regiões mais escurecidas.

A picada de inseto é um tipo muito comum de alergia.  Na maioria das vezes a reação é pequena e localizada.  No entanto quanto mais sensível a pessoa mais intensa será a reação alérgica desenvolvendo lesões avermelhadas e pruriginosas mesmo após uma única picada, como  se tivesses sido atacadas por diversos mosquitos, em alguns casos essas lesões podem durar mais de 30 dias.

Existem diversos tratamentos para cada tipo de alergia e cada tipo de pele o consenso geral é sempre usar produtos hipoalergênicos próprios para cada tipo de pele. Tratamentos com antialérgicos para casos como urticárias e dermatites, mas também existem imunoterapias específicas (vacinas) para alergias como as de picada de insetos, a fim de se evitar reações graves.

Dra. Gabriela Dourado Maranhão CRM/GO 14840

Residência Médica em Pediatria HRC-DF