Testes Alérgicos

1. Teste Alérgico (Prick Test)

O Prick teste é um exame que auxilia no diagnóstico de doenças alérgicas deacordo com a história clínica de cada paciente sendo solicitado para esclarecer quais alérgenos o paciete tem sensibilidade.

Está indicado para investigação de doenças como Rinite Alérgica, Asma, Dermatite Atópica, Alergias alimentares como Alergia a Proteína do Leite de Vaca entre outros.

Este teste é usualmente realizado no antebraço do paciente, colocando-se gotas das substâncias as quais provavelmente o paciente seja alérgico. Após a colocação das gotas com as devidas substancias a serem testadas é realizada uma puntura sobre cada uma para posterior leitura. É um exame feito no consultório do médico alergista.

O surgimento da pápula representa uma reação em que há presença do anticorpo IgE específico contra o alérgeno testado. Consideram-se positivos resultados cujo diâmetro da pápula é maior ou igual a três milímetros em relação ao controle negativo. A histamina sempre formará uma pápula maior ou igual a três milímetros. O significado do teste positivo relaciona-se a uma sensibilização e não necessariamente à alergia. Para comprovar a alergia deve haver uma correlação clínica

Para a realização do teste é necessário: Suspender o anti- alérgico 3 dias antes do teste. As contra indicações para a realização do exame são o uso de antialérgicos e descongestionantes; crise de asma (bronquite), rinite ou alergia de pele no dia do teste ou 5 dias antes.

2. Teste de Contato ( Patch Test )

É um exame realizado para o diagnóstico de doenças na pele como a Dermatite de Contato que é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia que aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Geralmente ocorre pelo contato como produtos de uso diário e frequente, e são frequentemente afetadas em atividades profissionais, como cabeleireiros, auxiliares de limpeza e pedreiros. As lesões da pele acometem o local de contato, podendo atingir outros à distância. As mãos são um local comum da dermatite de contato. A dermatite torna a pele seca, vermelha e áspera.

O teste é realizado em pelo menos duas etapas. Na primeira etapa é aplicada no dorso do paciente pequenas placas contendo as substancias a serem pesquisadas. Após 48 horas o paciente retorna para a retirada das placas e leitura do exame podendo haver necessidade de uma terceira visita ao  consultório para confirmação das reações alérgicas.

O teste poderá demonstrar alguma resposta positiva, ou seja, o surgimento de pequena área avermelhada correspondente à substância que você é alérgico.